Podcasts se tornaram uma tendência dentro do cenário em que estamos. Existem vários tipos de podcasts para todos os públicos e gostos!
Foi uma forma muito inteligente, acessível e prática que encontramos de transmitir conhecimentos, informação, debater temas e até nos entreter.
Por ele é possível discutir sobre séries e filmes, futebol, jogos, assuntos polêmicos, ouvir audiobook, aprender postuguês, estudar psicologia etc. de tudo um pouco tem no podcasts e muitas vezes não é pouco, é muito!!
Ele surge como uma adaptação das novas necessidades humanas que vêm surgindo devido a presença cada vez mais intensa da tecnologia e a forma como a vida moderna vem sendo configurada.
O QUE DE FATO SÃO OS PODCASTS?
Podcasts nada mais é do que episódios gravados em áudio e transmitidos online.

Dentro deste episódio existe um tema e uma pessoa que fará a apresentação deste tema, estas pessoas são chamadas de hosts.
Os episódios podem ser baixados para serem assistidos a qualquer momento, o que facilita e proporciona ainda mais acessibilidade.
QUEM SOU EU?
SOU RODRIGO SCHMIEGELOW, PUBLICITÁRIO, TRABALHO COM MARKETING DIGITAL DESDE 2007, JÁ PASSEI POR VÁRIAS AGÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL E CRIEI A METODOLOGIA MARKETING DIGITAL 5.0, QUE ORGANIZA E SIMPLIFICA O APRENDIZADO E APLICAÇÃO DO MARKETING DIGITAL
QUAIS A SUA IMPORTÂNCIA? – TIPOS DE PODCASTS
De acordo com rockcontent, no Brasil cerca de 50 milhões de pessoas já escutaram um programa de podcasts.
O que significa um mercado muito grande e possível de ser explorado para as empresas e até mesmo pessoas que trabalham sozinha e querem ganhar uma grande dimensão na área que atua, seja maquiagem, dicas, conselhos etc.
Porém, antes de se jogar nesse mundo é preciso avaliar as necessidades de sua persona, se realmente o uso de podcast é útil e recompensador para aquele público, além de verificar se possui a estrutura necessária para um episódio de qualidade, com um áudio de qualidade, por exemplo.
QUAIS OS TIPOS DE PODCASTS?
1- Entrevista
Nesse formato, o apresentador convida uma pessoa para entrevistar dentro do episódio.
O interessante deste modelo é que o podcast não alcança somente o público do apresentador, mas também do entrevistado, gerando mais visualização e apresentando o seu podcasts para outras pessoas que ainda não conhecem.
Além disso, ocorre muita troca de experiência e é um podcast muito dinâmico. Porém, é muito interessante ainda que tenha um roteiro para conseguir falar de tudo que precisa e seguir uma linha de raciocínio.
2- Informativo
O objetivo é transmitir alguma informação ao ouvinte. Uma ótima maneira de transmitir conhecimentos, informar e ensinar.
3- Painel
Um modelo na qual tenha o apresentador e mais de um convidado, portanto acabe tendo mais de 2 pessoas.
Como apresenta um número maior de pessoas, é necessário uma gestão e organização do roteiro e das pessoas, para que não fique poluído e seja dinâmico.
Aprenda a impulsionar seu conteúdo de áudio
Então, clique aqui e receba 2 e-books grátis e mais um mais um bônus: uma apresentação completa com todas as métricas de redes sociais e marketing digital.
4- Individual
Como o próprio nome diz é um modelo individual, onde está apenas a pessoa que gravará o podcasts e o microfone.
É mais simples, mas não significa menos trabalhoso, precisa ficar atento com a informações passadas para que seja de uma forma dinâmica e agrade ao público.
Além disso, é uma ótima maneira de virar referência no assunto tratado por você e construir uma marca pessoal.
Agora que você já sabe o que e como funciona, qual será seu primeiro podcasts? Conta para a gente nos comentários!
Acompanhe todas as publicações deixando seu nome e email