Empreendedorismo é para você?

Quando falamos em empreendedorismo, o que vem em sua mente? Aquele profissional que deixa de lado o emprego com carteira assinada e abre seu próprio negócio? Ou aquele que, mesmo sendo funcionário de uma empresa, tem um perfil inovador, que busca sempre novas ideias e encontra soluções surpreendentes? A boa notícia é que as duas respostas estão mais que corretas, e elas podem andar tanto juntas quanto separadas. E se tem dúvida se esse é o seu perfil, chegou a hora de saber se o empreendedorismo é ou não para você. 

Ao final desta leitura, garantimos: você estará bem próximo de ter essa importante resposta.

Eu gostaria de começar este texto com um esclarecimento importante: não é preciso ser um empresário para ser empreendedor. Vou até repetir, para ficar bem claro. VOCÊ PODE SER FUNCIONÁRIO DE UMA EMPRESA E TER UM PERFIL EMPREENDEDOR.

Erroneamente, muitas pessoas se confundem sobre esse conceito, então é fundamental ter esse esclarecimento para atingirmos o objetivo deste post. Tudo certo até aqui?

Bom… segundo o nosso bom e velho dicionário, empreendedor é aquele que empreende, é um indivíduo que possui capacidade para realizar projetos, negócios ou atividades. E ele também diz que empreender é decidir realizar uma tarefa difícil e trabalhosa, é pôr em execução algo. 

No sentido prático, o empreendedorismo é a capacidade de projetar novos negócios ou de idealizar transformações inovadoras e, até mesmo arriscadas, em uma empresa. É aquela capacidade de encontrar um problema e de desenvolver meios para saná-lo.

Ou seja, é possível assumir esse papel sendo dono do seu próprio negócio ou mesmo sendo colaborador de uma companhia, e esta brilha seus olhos quando vê um profissional com esse perfil. 

E também fica claro que, para ser um empresário de sucesso, também é preciso ter uma visão empreendedora.

Mas o que eu quero mesmo é ser um empreendedor que abre seu próprio negócio

Meu amigo ou minha amiga, definitivamente, você não está sozinho nessa. Aquela lista clássica de etapas da vida que contemplava fazer uma faculdade, participar de um processo seletivo de uma companhia gigante, crescer nessa empresa e se aposentar não é mais o match perfeito da geração dos anos 90 adiante. 

Essa turma já sai da faculdade com a ideia no papel para abrir seu próprio negócio, e uma pesquisa do Sebrae traduz perfeitamente essa condição. Dois de cada cinco brasileiros de 18 a 64 anos são empresários. Em números, mais de 50 milhões de brasileiros abriram seu CNPJ e foram à luta para tirar um sonho da cabeça e transformá-lo em realidade. 

E tem mais: filtrando um pouquinho mais os dados apresentados pelo Sebrae, quando somamos as faixas 18 e 24 anos e 25 e 34 anos, 12,3 milhões de pessoas decidiram ser seus próprios “chefes”.

E por que está acontecendo esse momento?

As pessoas das novas gerações não gostam dos mesmismos. Elas preferem o dinamismo e as mudanças constantes. Tanto é que tem gente que viaja pelo mundo e, enquanto isso, desempenham de onde estão suas funções profissionais. 

E essas características levam diretamente ao empreendedorismo e à vontade de abrir um negócio próprio. Por isso, assim como eu me identifico com tudo isso que disse acima, é normal que você também tenha essas mesmas preferências.

Mas uma coisa é sonhar com algo e a outra é ter aptidão para tal. E a receita de sucesso do empreendedorismo é que as duas coisas estejam alinhadas, por isso, vou apresentar a seguir as características do empreendedor. 

Faça uma autoanálise criteriosa para saber se você se encaixa nesse perfil!

O empreendedorismo é pra mim, porque sou comprometido

Dentre as minhas características, destaco meu comprometimento. Estou disposto a me esforçar ao máximo para trabalhar pelas metas da minha empresa, mesmo que isso signifique trabalhar até tarde por alguns dias e até mesmo sacrificar um final de semana ou outro. Pois eu sei que esse comprometimento com a minha empresa valerá a pena no futuro. 

Eu acredito no meu potencial

Como uma pessoa vai acreditar no seu negócio se você não acreditar em você e nas suas ideias? A autoconfiança é uma característica importante do empreendedor, e é importante que você de check nesta resposta.

Eu não desisto fácil

Tenho a plena consciência de que o caminho do empreendedorismo não é fácil, mas isso não quer dizer que eu vá desistir no primeiro percalço. Vou me reerguer, aprender com as adversidades e lutar com tudo pelo meu objetivo. 

E quando falo em desistir também está relacionado aos seus objetivos principais. Vários empreendedores que acompanho e até pesquisas do SEBRAE mostram que empreendedores bem sucedidos em seus negócios, tiveram mais de uma empresa até fazer uma delas dar certo. 

Além disso, é fundamental saber lidar com as frustrações, e elas virão. Nesse caso, o ponto mais importante é saber aprender quando algo não sai como esperado e mudar de rota rápido, sem se remoer ou lamentar, ou pelo menos não fazer isso por muito tempo.

Tão importante que os próximos dois tópicos são relacionados a isso. 

Mas, eu sei escolher minhas lutas

Sei identificar quais desafios valem a pena encarar e de quais eu devo desistir. Isso é importante para não prejudicar a saúde financeira da minha empresa, até mesmo, nas situações mais críticas, para entender quando é preciso desistir de um determinado objetivo. 

Eu busco novas oportunidades

Sabe aquelas pessoas que têm o dom de descobrir o ouro? De achar oportunidade onde muitos não enxergam e de encontrar soluções que grande parte das pessoas não encontrariam? Essa, na minha opinião, é a maior e mais determinante característica de um empreendedor nato. 

Eu tenho uma boa rede de contatos

Esse ponto é muito importante, pois nunca sabemos em qual roda de pessoas um bom negócio pode acontecer. Quanto mais pessoas conhecerem a sua ideia, mais chances de sucesso você terá. Por isso, conhecer pessoas e ter habilidade para ampliar mais e mais sua rede de contatos é fundamental.

Eu gosto de estudar o meu negócio e de me manter atualizado

Você precisa conhecer de verdade o seu negócio, o seu segmento e tudo que diz a respeito a ele para a sua empresa ir pra frente. Estar à frente do mercado e dos concorrentes, certamente, é o que vai diferenciá-lo em um cenário altamente competitivo. 

E quando eu montei o treinamento Metodologia Marketing Digital eu pensei exatamente nisso. Em ajudar na capacitação de outras pessoas que, assim como eu, sonha em empreender e ter um negócio promissor. Vale a pena dar uma olhadinha!

Enfim, pergunto: você acredita que empreendedorismo é para você? Se viu nessas características que descrevi acima? Então, chegou a hora de planejar muito bem as suas ideias e de transformá-las em realidade.

Se quiser bater um papo comigo sobre empreendedorismo, vai ser um prazer trocar ideias relacionadas a esse assunto pelo qual sou super interessado.

Nos vemos no próximo post!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments