Objetivos no Marketing Digital – awareness

Os objetivos de Marketing em geral costumam ser simplificados por algumas metodologias que trazem quatro principais frentes que devem ser trabalhadas

Esses objetivos no Marketing digital são ilustrados em forma de funil pois representam o esforço em cada uma das fases e a quantidade de pessoas em potencial – muito mais no topo do funil, e cada vez menos pessoas mas mais comprometidas com a empresa nas outras fases.

Se você tem interesse por esse tipo de assunto, recomendo que leia MARKETING DIGITAL, O QUE É? POR QUE USAR?

QUEM SOU EU? 

SOU RODRIGO SCHMIEGELOW, PUBLICITÁRIO, TRABALHO COM MARKETING DIGITAL DESDE 2007
quem sou eu Rodrigo Schmiegelow

Já passei por várias agências de marketing digital e de marketing tradicional também:

F.biz do Grupo WPP, W3Haus, Lov Isobar do Grupo Dentsu e Agência We.

Com toda essa experiência eu criei a Metodologia Marketing Digital 5.0, que organiza e simplifica o aprendizado e aplicação do marketing digital para ajudar empresas e profissionais a alcançarem melhores resultados. 

Metodologia Marketing Digital
Metodologia Marketing Digital
SE VOCÊ TEM INTERESSE PELA MATÉRIA CLIQUE NESTE LINK PARA ACESSAR 3 AULAS GRATUITAs QUE EU DISPONILIZO PARA VOCÊ ENTENDER O QUE É METODOLOGIA MARKETING DIGITAL E  PARA CONHECER UM POUCO DO MERCADO, A QUAL EXPLICO OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE COMO APLICAR O MARKETING DIGITAL PARA SUA EMPRESA.

Faço isso, pois acredito que o conhecimento traz o poder para as pessoas terem escolhas. 

objetivos no marketing digital – O topo do funil, com o Awareness

OBJETIVOS NO MARKETING DIGITAL - AWARENESS

O Awareness é o reconhecimento de marca ou produto 

É um termos em inglês que significa, em uma tradução direta e simples: consciência, que é mais ou menos fazer com que o consumidor tenha consciência que sua marca ou produto existe. 

Então costumamos usar o termo em português como Reconhecimento de Marca, para ser mais direto é tornar a sua marca conhecida. 

McDonalds e a Coca Cola são dois grandes exemplos dessa etapa do funil

Mc Donalds

São marcas que praticamente todo mundo conhece e sabe o que elas oferecem.

No comparativo com o McDonalds temos a rede de fast food de comida mexicana americanizada Taco Bell.

Essa empresa desembarcou no Brasil em 2016, eu atendi eles em uma agência em que trabalhei. 

Por ser uma rede americana, algumas pessoas já a conheciam, mas a maioria dos brasileiros ainda não, então precisam ter investimento em comunicação para fazer com que as pessoas a conheçam, saibam do que se trata para só depois quererem experimentar. 

Como eles não tinham muito dinheiro para investir em mídia, usam estratégia de regionalizar fazendo essas campanhas no Marketing Digital com segmentação geográfica.

Isso é, ao invés de colocar para a campanha aparecer para o Brasil inteiro, ou na cidade de São Paulo, eles colocam o endereço mais um raio de 5km, gerando Awareness mais regionalizado mas com menos dispersão da verba, isso é, não vão ser reconhecidos por pessoas que têm pouco potencial em visitá-los. 

Outro exemplo mais palpável é um cliente meu que tem três lojas com marcas diferentes, uma delas é o Bar do Paco que existe desde 1955 e por já ser conhecida pelo público principal, precisamos de menos investimento em campanhas de Awareness, podendo trabalhar em outras etapas do funil, já a outra marca foi lançada em 2019 e é pouco conhecida, então precisa de mais esforço nesta etapa do funil.

Então o segredo aqui é pegar o público alvo e a persona que você vai criar para fazer uma comunicação que chame a atenção dessa audiência e trabalhar com segmentação de mídia impactando (isso é, quando sua marca aparece para este consumidor) o máximo de pessoas que puder mas gerando frequência, só a frequência vai fazer com que o seu consumidor em potencial absorva, entenda a mensagem e tenha mais chances de lembrar da sua marca. 

Tanto o Facebook Ads quando o Google Ads oferecem este objetivo de reconhecimento da marca quando for configurar uma campanha.

Então essa etapa do funil é usada principalmente quando está lançando uma marca, um produto, ou quando não possui vendas diretas na internet.

A maioria dos clientes que atendi, como OMO, Comfort, O Boticário, trabalhavam muito nesta etapa do funil mesmo as pessoas já conhecendo eles

Isso acontecia para reforçar o posicionamento ajudando na lembrança de marca, um dos outros motivos fundamentais em usar essa estratégia. 

Se você gosta desse tipo de assunto, recomendo que leia O QUE É O ALCANCE NAS REDES SOCIAIS E NO MARKETING?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments