Dicas de Como Tirar Fotos de Comida para Aplicativos pelo Celular
Uma imagem vale mais do que mil palavras, uma imagem com um texto bem redigido então, vale mais ainda. Mas um passo de cada vez, aqui vou dar dicas de como tirar fotos de comida para aplicativos pelo celular.
Como Tirar Fotos de Comida para Aplicativos com o Celular
Para começar a melhorar as fotos do seu cardápio existem três passos básicos que podem ser aplicados em qualquer lugar, isso é, na sua própria casa mesmo.
Dicas de Como Tirar Fotos de Comida para Aplicativos com o seu próprio celular: confira três pontos simples para subir o nível de suas fotografias de alimentos
- Iluminação
A luz é fundamental para melhorar os resultados com suas fotografias!
- Ângulo
Quais são os ângulos que valorizam o seu prato.
- Composição
Todos os itens trazem uma ideia diferente para a sua imagem, escolha muito bem cada um deles.
Parece bem simples olhando assim, né? Mas na verdade não é complexo, o maior segredo é ter atenção e não fazer só por fazer, só para ter a foto no aplicativo de entregas de comida ou no seu menu, WhatsApp ou outros canais de vendas.
Algumas dicas de como tirar fotos para aplicativos
Sabe quais são os meus principais segredos para tirar boas fotos de gastronomia?
O primeiro é planejar antes de fazer
Sim, até para tirar fotos é importante ter um pequeno planejamento:
Conhecer bem o que quero vender – saber a história da empresa, do prato, os ingredientes
Ter bem claro o objetivo que quero com as fotografias e onde elas serão publicadas:
uma foto para o feed do Instagram é diferente de uma foto para o cardápio de um aplicativo delivery, as pessoas estão em momentos diferentes e forma de visualizar é diferente.

Saber quantas imagens serão feitas para cada uma dessas plataformas.
O segundo, que ainda faz parte do planejamento, é conhecer a sua audiência
Para tudo o que vamos fazer como empresa este ponto é fundamental.
Não é atoa que qualquer conteúdo que você veja sobre estruturação de empresa a definição do público alvo e da persona estão sempre em evidência.
Com o entendimento do público você vai saber o que motiva esse público a comprar, quais são os gatilhos que precisa ter até mesmo na imagem para que o seu público alvo tome uma ação.
E em terceiro lugar, organizar tudo antes de iniciar
Vou falar mais sobre composição, então quando decidir os elementos que vai usar, busque todos os que precisa e organize antes de começar o trabalho.
Agora vamos à prática, uhuull
As 3 principais técnicas: Como Tirar Fotos de Comida para Aplicativos
Já falei os três principais pontos lá em cima: iluminação, ângulo e composição, agora entro no detalhe de cada um deles para você saber como aplicar.
Dicas de Como Tirar Fotos de Comida para Aplicativos pelo Celular
Iluminação, uma luz no fim do túnel
Assim como o público alvo para o negócio está a iluminação para fotografia.
A luz é fundamental para trazer vida a imagem. É isso que traz volume, textura, destaque, que são alguns dos principais fatores para fazer com que o consumidor deseje o seu prato!
Eu gosto de trabalhar com luz natural, isso é, luz do sol ou mesmo de dias nublados.

Então se for fazer suas fotografias na sua casa, ache um lugar próximo da janela que você consiga colocar uma tábua ou montar uma mesa.
Aqui onde estou morando eu coloco uma tábua em cima da cama, que fica mais perto da janela, para conseguir uma boa iluminação natural.
Como a janela só me oferece um foco de luz, que já o suficiente, uso um rebatedor de luz para deixar a sobra menos rígida.
Dicas de como tirar fotos de comidas para aplicativos pelo celular – macetes de iluminação
Então normalmente pego uma caixa de papelão branca e coloco atrás da composição da foto para ajudar a iluminar um pouco mais o produto e não ficar com o que chamamos de sombra dura.

Existem rebatedores profissionais com bom custo benefício como este do link abaixo encontrado no site da Amazon:
Isso ajuda bastante a melhorar as fotos, mas como comentei, é possível improvisar.
Não tenha medo de testar. Antes de escolher o lugar com a iluminação adequada, faça alguns testes fotografando uma bolsa, um tênis, qualquer coisa que você vai conseguir perceber se a iluminação está oferecendo a intensidade que precisa, cheque o volume que precisa e os detalhes que a luz trouxe.
Ah! Evite a luz de frente, se escolher uma janela, não fique de costas para a janela para tirar as fotos.
E também evite a luz do sol diretamente no seu produto.
Tire as fotos de lado para janela mas com a luz pegando um pouco da frente do produto.

Desta forma consegue clarear ligeiramente a frente do produto trazendo volume, se a luz é frontal ao produto dificilmente vai conseguir trazer volume e textura.
Textura é quando mostra os detalhes, como nessa foto do alfajor uruguaio, em uma foto frontal eu não iria conseguir pegar os detalhes da massa e do coco ralado.
Mas se ainda preferir uma luz artificial, compre uma de led e de preferência que já venha com tripé, o que facilita o uso como essa:

Teste, veja as imagens e refaça se for preciso, mas com essas dicas já vai conseguir melhorar bastante a qualidade de suas fotografias.
Não esqueça de desligar as luzes do cômodo onde for fazer as fotos pois podem atrapalhar nesta ideia de volume e textura e também podem refletir em seu prato, o que não fica legal.
Vamos ao próximo tópico.
O Ângulo das sua fotografias
Em fotografia de alimentos o ângulo da foto é fundamental para conseguir mostrar os detalhes da imagem.
Como assim?
Eu explico. Vemos muitas fotografias de gastronomia tiradas de cima dos produtos, com aquela bela imagem da mesa com alguns itens ao redor (a composição que já vou falar), e isso funciona muito bem para muitos pratos.

Mas se for tirar foto de um hambúrguer ou de um sanduíche, essa técnica da foto superior não funciona tão bem porque vai dar destaque apenas para o pão.
Neste caso é melhor uma foto em uma altura natural, como se você estivesse sentado na mesa mesmo olhando para o delicioso lanche em sua frente, ou até mesmo na mesma altura do produto.
Desta forma vai conseguir chamar mais atenção para o que realmente importa: o recheio destes suculentos lanches.

Isso também funciona para tortas recheadas ou para qualquer produto que tem um recheio suculento que uma fotografia com o ângulo superior não capta.
Agora se for um prato de comida, o que não funciona é uma foto na mesma altura do que o produto, desta forma vai pegar só o prato mesmo, sem a comida que está dentro dele.
Neste caso vale mais uma fotografia superior ou, novamente, com a visão natural, como se estivesse olhando para o prato.

Na dúvida, use o ângulo da visão natural, uns 45º, para fotografia de gastronomia é o mais flexível – exemplo da imagem acima.
Mas teste, sempre teste. Quando vou fazer fotografias de alimentos tiro milhares de imagens que às vezes nem uso depois, mas é melhor tentar ter mais imagens boas, do que perder uma boa fotografia por não ter testado.
A composição! É tudo o que vai ter na imagem
A composição é muito importante para passar a ideia que quer.
Hoje o que mais vemos são mesas de madeira, por exemplo, que dá ideia de rústico, feito em casa.

Então escolher a base certa é um dos pontos fundamentais para transmitir uma mensagem adequada.
A composição também são os elementos que vão estar na imagem, eu costuma trabalhar com dois tipos de elementos:
o que chamo de ocasião de consumo:
normalmente para isso uso copos, taças, talheres, pratos, velas, alguma flor ou item para ajudar na ilustração e assim por diante.

A ideia aqui é mostrar de forma natural como o produto é consumido.
a outra forma é o preparo:
Aqui trago itens que fazem parte do preparo do prato, então jogo farinha, coloco ovos, coloco alguns itens do que vai no recheio.
Sempre para mostrar que é feito em casa, com cuidado e carinho com itens de qualidade.

Mas sabia que nem sempre eu tenho itens para passar a ideia que quero, então eu improviso usando fundos fotográficos principalmente de madeira.
Como este exemplo abaixo que tem um piso que pode ser usado como mesa de madeira em cima de uma superfície rígida que pode ser uma tábua, uma forma de fazer bolo – qualquer coisa que deixe o produto firme em cima.
Dicas de Como Tirar Fotos de Comida para Aplicativos
Com essas dicas vai conseguir tirar ótimas fotografias dos seus principais pratos, gerando desejo no consumidor só em olhar as suas imagens!
Sim, as imagens das ilustrações são todas próprias mas foram feitas com uma câmera fotográfica de entrada da Nikon, pode ver algumas opções neste link, mas a única diferença que vai ter para o celular é o desfoque do fundo.