Talvez você conheça a transmissão ao vivo como Live video ou o contrário, mas na verdade, tanto faz, pois são as mesmas coisas, apenas com nomes diferentes.
Mas caso você não conheça nenhuma das duas, elas são uma forma de conteúdo em formato de vídeo ao vivo que permite interação direta com o público e pode ser transmitida em diversas redes sociais.
Leia também COMO AGENDAR AS SUAS PUBLICAÇÕES NO INSTAGRAM
QUEM SOU EU?
SOU RODRIGO SCHMIEGELOW, PUBLICITÁRIO, TRABALHO COM MARKETING DIGITAL DESDE 2007, JÁ PASSEI POR VÁRIAS AGÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL E CRIEI A METODOLOGIA MARKETING DIGITAL 5.0, QUE ORGANIZA E SIMPLIFICA O APRENDIZADO E APLICAÇÃO DO MARKETING DIGITAL
Hoje iremos aprender exatamente isso, como fazer uma transmissão ao vivo?
1- YOUTUBE
O youtube é uma rede bastante popular para esse tipo de mídia, uma vez que é repleto de conteúdo em formato de vídeo.
A rede conta com mais de 6 bilhões de horas de vídeos assistidos mensalmente, isso por si só demonstra a aceitação do público que utiliza essa rede social para assistir vídeos.

Para começar uma transmissão ao vivo você terá duas opções diferentes de formato de conteúdo na plataforma: “transmitir agora” ou “eventos”.
Na primeira opção, “transmitir agora”, o youtube detectará e responderá automaticamente o frame e a resolução da transmissão para cada usuário atentando às suas necessidades.
Isso permite que aqueles usuários que não estejam conseguindo ver em alta resolução a transmissão, possam assistí-la em resoluções mais baixas. Ampliando a acessibilidade do vídeo.
Já na segunda opção, “eventos”, o youtube oferece a você uma maior liberdade na criação da sua Live Video, pois é possível definir o horário de início, os canais de stream, as privacidade do evento e é possível testar com antecedência.
Se for utilizar:
- O computador: é necessário que esteja atualizado o software de codificação utilizado pela rede no equipamento.
- O celular: basta acessar o aplicativo Youtube e clicar no ícone da câmera que fica na barra superior.
Além de todas essas ferramentas que o youtube oferece, você ainda pode adicionar títulos, usar filtros e ver os comentários realizados pelos usuários de forma instantânea.
2- FACEBOOK
O facebook oferece a possibilidade de atrelar a transmissão ao vivo a sua fanpage, o que é uma ótima estratégia para a marca.
Para começar:
- Abra o aplicativo facebook
- Clique na área “no que estou pensando” (no topo do feed de notícias)
- Selecione “vídeo ao vivo”
- Adicione uma descrição, se desejar.
- Clique em “transmissão ao vivo”
Em três segundos a transmissão ao vivo se inicia.
O facebook oferece a oportunidade de acompanhar quem está assistindo, os comentários e compartilhamentos, os alcances e as reações do público instantaneamente.
Além disso, as lives tem duração de no máximo 4 horas e é possível selecionar uma audiência específica que terá acesso ao conteúdo.
Essa oportunidade que a ferramenta oferece é muito interessante para quando você trabalha com público segmentados e quer direcionar diferentes Lives para cada público, controlando, assim, o tipo de conteúdo que chega para cada persona.
Além de tudo isso, a rede ainda possibilita que os usuários que mais interagem com a marca recebam notificações do seu vídeo.
Aprenda a impulsionar sua transmissão ao vivo
Então, clique aqui e receba 2 e-books grátis e mais um mais um bônus: uma apresentação completa com todas as métricas de redes sociais e marketing digital.
3- INSTAGRAM – transmissão ao vivo
O instagram oferece uma proposta um pouco diferente das outras redes já vistas, pois nela o vídeo ficará disponível em até apenas 24h após a postagem.
O que aumenta o senso de urgência dos usuários para com a marca, pois muitos vão ficar mais antenados nas informações que a marca postar para que não percam nada.
Devido ao Stories serem mais imediatistas, nessa plataforma, usa-se esse tipo de mídia para aqueles conteúdos mais casuais, pois se for uma informação muito importante, muitos usuários vão ficar por fora, devido a condição de tempo limitado que a plataforma oferece.
Para realizar a Live basta:
- Abrir o aplicativo Instagram
- Selecionar a opção de stories (localizado no canto superior)
- Arrastar a tela para esquerda
- Selecionar a opção “ao vivo”
As transmissões têm durações de até uma hora e os usuários ao vivo ganham uma marcação ao redor se seu avatar no Stories e ainda aparecer na aba de “descobertas” da plataforma.
A ferramenta também possibilita acompanhar quem está assistindo, os comentários e as reações.
4- TWITTER – transmissão ao vivo
No twitter esse tipo de conteúdo não é tão comum, mas ainda é muito interessante, especialmente para aquelas empresas que tem uma atividade consolidada na plataforma.

Para iniciar basta:
- Abrir a plataforma
- Selecionar a opção “ao vivo”
A plataforma oferece a possibilidade de acompanhar o número de usuários que estão assistindo, os comentários e as curtidas.
O vídeo após o encerramento fica disponível para visualização pelos usuários e será automaticamente enviado para o Periscope, mesmo que você não tenha uma conta por lá.
Outras opções de plataforma para Live Stream:
- UStream
- Justin.Tv
- LiveStream
- Twitch
- Veetle
Agora você já pode realizar quantas transmissões ao vivo quiser e na plataforma que desejar!!
Veja também os seus benefícios e os tipos de conteúdo das Lives.
Estou ansiosa para saber sobre a sua postagem aqui nos comentários!