Psicologia no Marketing

Talvez você não saiba, mas existe muita psicologia no marketing. Isso porque o marketing tem o objetivo de alcançar seu público alvo, mas não só isso, o marketing quer ganhar a atenção desse público e converter eles em possíveis clientes.

Para esse processo muito se usa da psicologia, muito se usa do conhecimento sobre a mente humana. 

Além do mais, o marketing veio mudando com o tempo, ele se adapta à sociedade, ao tempo, às tendências, às tradições, etc. Nesse sentido, entra a psicologia, a psicologia vai entender como um determinado grupo se comporta, para o marketing chegar e alcançar esse público, justamente para afetar o inconsciente dos consumidores.

Confira COMO SE TORNAR PROFISSIONAL DE MARKETING DIGITAL?

cerebro

QUEM SOU EU? 

SOU RODRIGO SCHMIEGELOW, PUBLICITÁRIO, TRABALHO COM MARKETING DIGITAL DESDE 2007
quem sou eu Rodrigo Schmiegelow

Já passei por várias agências de marketing digital e de marketing tradicional também:

F.biz do Grupo WPP, W3Haus, Lov Isobar do Grupo Dentsu e Agência We.

Com toda essa experiência eu criei a Metodologia Marketing Digital 5.0, que organiza e simplifica o aprendizado e aplicação do marketing digital para ajudar empresas e profissionais a alcançarem melhores resultados. 

Metodologia Marketing Digital
Metodologia Marketing Digital
SE VOCÊ TEM INTERESSE PELA MATÉRIA CLIQUE NESTE LINK PARA ACESSAR 3 AULAS GRATUITAs QUE EU DISPONILIZO PARA VOCÊ ENTENDER O QUE É METODOLOGIA MARKETING DIGITAL E  PARA CONHECER UM POUCO DO MERCADO, A QUAL EXPLICO OS PRINCIPAIS PONTOS SOBRE COMO APLICAR O MARKETING DIGITAL PARA SUA EMPRESA.

Faço isso, pois acredito que o conhecimento traz o poder para as pessoas terem escolhas. 

Existem 5 principais estratégias da psicologia no marketing:

1- VISUAL

O visual tem tudo a ver com o psicológico. 

Ou seja, frequentar uma loja onde está tudo organizado, com uma bela tintura, um lugar com uma ótima estrutura, muda e muita a percepção do cliente. Passará a mensagem de organização, limpeza, higiene, beleza etc, afetando diretamente o psicológico dos consumidores. 

Construir um visual adequado da marca que transmita a sua personalidade e posicionamento é uma forma de psicologia no marketing.

2- CORES

cores

As cores são uma forte influenciadora. 

As cores têm significado, e muito bem manuseadas elas fazem toda a diferença. 

Pela cor você pode passar o significado da sua marca, pode querer verde se for ecológica, ou se almeja passar tranquilidade, calma e natureza. 

Pode ser vermelho se quer despertar o desejo de comida, a fome. Não é atoa que o Mcdonald’s é uma das maiores empresas de fast foods do mundo. 

Entre outros diversos exemplos da psicologia das cores no marketing, as cores passam a personalidade da sua empresa e mexem com o psicológico dos consumidores, despertando desejos, sentimentos, emoções, lembranças, vontades etc. 

3- Comunicação  

A comunicação adequada para cada pessoa faz toda a diferença. 

Por exemplo, a forma como você vai tratar um senhorzinho ou um jovem pode até ser a mesma, mas pode ter certeza que não vai ser a ideal, para pelo menos um dos dois.

Adolescentes são rápidos, querem as coisas na hora, são ansiosos, entendem de tecnologia e internet, então é necessário dar mais ênfase na agilidade.

Já pessoas mais velhas nem sempre conhecem muito bem a tecnologia, às vezes precisam ouvir as coisas um pouco mais devagar, então uma comunicação mais atenciosa na parte de tecnologia e auxílio seja mais assertiva, e assim vai. 

Aqui foram apenas exemplos, mas é muito importante você atender a necessidade de cada pessoa e de cada grupo social, para ganhar cada vez mais consumidores fiéis com o uso da psicologia no marketing.

4- Preço

preço

O interessante do cérebro é que ele costuma a dar mais consideração a primeira coisa  que ele vê pela frente.

Assim usando psicologia no marketing, você pode reduzir o valor de 50, para 49,90, o que já faz muito diferença e já faz com que as pessoas inconscientemente optem por escolher você do que outras marcas. 

5- Divulgação 

Uma coisa muito importante e necessária para a marca é a divulgação. 

Quando a marca aparece com frequência para o consumidor, ele lembrará dela inconscientemente.

Involuntariamente essa marca estará na cabeça do consumidor, assim quando precisar de algo que a sua empresa oferece, ele poderá acabar lembrando de você.

Além de divulgar inconscientemente a sua marca para outras pessoas, e optar pela sua empresa do que pela a do concorrente.

6- Cheiro

Cheiros podem remeter a boas lembranças e mais do que isso, pode ser um gatilho de lembrança da marca. 

Por exemplo, se a sua loja tem cheiro de lavanda, quando alguém que já conhece a sua  marca sentir esse cheiro de novo, ela remeterá a sua empresa, relembrando de você. 

Outro exemplo é um restaurante com um cheiro de comida caseira que pode remeter a um almoço de domingo com a família, trazendo lembranças boas na cabeça das pessoas sendo positivo para a marca. Pois a marca será marcada com boas lembranças.

Contudo, a psicologia e o marketing em muitas esferas andam lado a lado, é muito importante saber usar o conhecimento de uma na outra e vice e versa. Elas podem fazer toda a diferença dentro de uma publicidade.

Leia também: 4 MAIORES VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments