Tipos de linguagem para as redes sociais

É muito comum as empresas “replicarem” os conteúdos em todas as plataformas. Algo totalmente errado! Existem tipos de linguagem para as redes sociais, seja no tom das publicações ou seus formatos.

Se você souber usar bem essas plataformas, elas se tornarão potentes ferramentas de negócios.

As redes sociais possuem linguagem própria. Nada de vocabulário rebuscado e, acima de tudo, muito cuidado com as palavras. Elas podem se tornar um tiro no pé. 

Têm interesse por esse tipo de assunto? Então leia O QUE É O ALCANCE NAS REDES SOCIAIS E NO MARKETING?

Neste texto você vai encontrar:

1- Facebook

2- Instagram

3- Twitter

4- LinkedIn

5- Tik Tok

Quem sou eu? 

Sou Rodrigo Schmiegelow, publicitário, trabalho com marketing digital desde 2007
quem sou eu Rodrigo Schmiegelow

Já passei por várias agências de marketing digital e de marketing tradicional também:

F.biz do Grupo WPP, W3Haus, Lov Isobar do Grupo Dentsu e Agência We.

Conheça agora como colocar sua marca nas plataformas mais acessadas no Brasil com adequação na linguagem para as redes sociais!

1- Facebook

Linguagem para as redes sociais
Facebook

Criado por Mark Zuckerberg, é uma das mais famosas ferramentas de interação entre os usuários e marcas.

Por lá, acontecem em tempo real, trocas de mensagens instantâneas, compartilhamentos de conteúdos e as famosas “curtidas” nas postagens. 

Para uma empresa se destacar, o tom de voz deve ser definido logo no início de qualquer campanha e também deve ser mantido. Dessa maneira, seu público irá absorver ainda mais sua identidade.

O Facebook é um espaço de comunidade, por isso, você precisa estar atento ao que acontece no mundo para saber interagir com o público.

O tipo de linguagem para as redes sociais como o facebook tem que ser descontraída, com conteúdos interessantes, invista em vídeos que dão maior alcance e lives com influencers. 

2- Instagram

Linguagem para as redes sociais
Instagram

Fenômeno online desde 2010, o Instagram é a rede das inspirações e da famosa “vida perfeita”.

O aplicativo oferece às empresas a oportunidade de iniciar uma conta comercial gratuita para promover sua marca e produtos.

Os usuários com contas comerciais têm acesso às métricas gratuitas e a opção de criar anúncios para ampliar o alcance das suas publicações.

Veja algumas dicas de linguagem para as redes sociais como o Instagram para destacar a sua empresa:

Seja visual: os usuários preferem vídeos e fotos sem muito texto, mas com conceito e identidade. 

Seja criativo: crie conteúdos mais criativos usando os filtros, emojis, memes e novidades que a plataforma oferece. 

Seja interativo: você pode interagir por meio de curtidas, comentários, marcações, stickers dos Stories, mensagens diretas, além de explorar novos conteúdos pelas hashtags e por geolocalização.  

Seja móvel: As publicações são feitas, principalmente, em smartphones, que estão sempre junto das pessoas no dia a dia. Mas vale saber: já existem formas eficientes de publicar na rede via desktop.

Aprenda a ter presença digital no Instagram com esse e-book. Clique AQUI e compre agora mesmo um conteúdo completo para destacar a sua empresa no Instagram e como começar a investir em mídia.

3- Twitter

Linguagem para as redes sociais
Twitter

O Twitter é uma rede de opinião e conversa! É muito comum que marcas, preocupadas em prestar o melhor suporte online, mantenham esse canal aberto para tirar dúvidas e resolver problemas dos consumidores. 

Mas é possível ir muito além desse tipo de atendimento e intensificar o relacionamento com o seu público, como diversas empresas já fazem. 

O ideal de linguagem para as redes sociais como o Twitter é sempre iniciar qualquer campanha, seja ela de venda ou divulgação, com uma conversa.

Você deve chamar a atenção do usuário a fim dele interagir com a sua publicação. Um exemplo é essa publicação do Nubank, que chama a atenção dos usuários de forma criativa: 

Quer saber mais sobre as redes sociais? Clique AQUI e compre agora mesmo um e-book completo para destacar a sua empresa no Facebook e como começar a investir em mídia.

Se você urteesse tipo de assunto, recomendo que leia FALE A LÍNGUA DO SEU PÚBLICO! APRENDA SOBRE SEGMENTAÇÃO

4- LinkedIn 

Linguagem para as redes sociais
Linkedin

No LinkedIn a sua empresa deve falar de negócios e contratações. É importante divulgar as novas campanhas, os incentivos para os colaboradores, a missão, visão e valores.

O que postar no LinkedIn?

Artigos: escreva artigos de até 1.000 palavras. Opiniões e assuntos relacionados ao trabalho e a tecnologia são bem-vindos.

Publicação curta: faça publicações curtas com um link para o conteúdo completo. Isso gera engajamento! 

Vídeo: aposte em conteúdo audiovisual para conquistar relevância no LinkedIn. Crie vídeos (mesmo que sejam simples) com a câmera do celular e poste na rede social para comentar temas, fazer convites para eventos profissionais ou anunciar conquistas importantes.

Leia também: COMO EMPREENDER NO MUNDO MODERNO?

5- Tik Tok

Linguagem para as redes sociais
Tik Tok

O Tik Tok é um app de diversão dinâmica focado na geração Z.

É a rede social mais importante do momento com mais de 1,5 bilhão de downloads no mundo todo.

É um lugar para contar histórias, criar danças, imitações, ou seja, um espaço de descontração e originalidade! 

Para uma marca entrar nesse mundo, ela pode contar com influencers que já tenham uma identidade divertida e usar essa irreverência para “vender” de maneira diferente.

São utilizados vídeos com efeitos que a própria plataforma disponibiliza, o que facilita a criação de conteúdos mais fun. 

Agora que você já aprendeu os tipos de linguagem para as redes sociais, basta você aplicar as dicas dentro de sua empresa e começar o trabalho.

Se você se interessou pelo assunto, então vai gostar de ler a matéria 5 IMPORTANTES PASSOS PARA FAZER SUCESSO ONLINE.

Como sou especialista nisso, reuni em um e-book tudo o que você precisa saber sobre Facebook para Negócios. O conteúdo dele vai ser uma virada de chave para você cuidar da sua rede social e obter sucesso nos seus resultados.

Ficou interessado?

Então, clique aqui para saber mais!

baixe grátis ebook facebook instagram para negócios

E aí, quais estão sendo suas grandes dúvidas sobre o uso das linguagem para as redes sociais? Deixe suas perguntas nos comentários que responderei com o maior prazer.

Nos vemos no próximo post!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments