Imagina tentar vender um produto em um mundo onde só existe rádio e TV para divulgá-lo, ainda pagando muito caro por isso, já pensou? Calma, essa já não é mais a realidade do marketing há muito tempo! Hoje estamos aqui para te mostrar quais são os canais de marketing e como usá-los da melhor forma possível!
Antes de mais nada, você precisa entender que os canais de marketing são os meios por onde seu produto irá encontrar o público alvo desejado.
Existem inúmeras maneiras de utilizar esses meios para se beneficiar do e-commerce (comércio digital).
Mas para isso, é importante que você já domine alguns traquejos do marketing, como a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago a fim de impulsionar suas publicações.
Quer saber mais sobre Marketing Digital?
Então, clique aqui e receba 2 e-books grátis e mais um mais um bônus: uma apresentação completa com todas as métricas de redes sociais e marketing digital.
Vamos para os principais canais de marketing!
1. Redes sociais
Como você já deve imaginar, as mídias sociais sempre são os principais pilares dos canais de marketing. Porém, saber aproveitar cada uma delas é para poucos!
Vamos mostrar rapidamente quais são as principais redes e como impulsioná-las.
Facebook e Instagram
Essas duas mídias estão juntas porque, nesse aspecto, funcionam de forma parecida.
Exponha sua marca através do seu perfil, utilize de todos os métodos disponíveis pelo tráfego orgânico. Se estiver decidido, invista no tráfego pago para fazer seu público crescer cada vez mais!
Um bom vendedor sempre faz ótimo uso de seu Instagram. Recomendamos que, novamente, clique aqui e saiba como impulsionar seu Instagram.
O Whatsapp pode não ser o mais tradicional dos canais de marketing, mas seu uso pode ser importante em outros aspectos.

Aqui é uma ótima oportunidade de você ter um contato mais direto com seus potenciais clientes. Fazer um grupo com aqueles que confiam na sua marca e atualizá-los com as novidades pode ser uma ótima opção.
TikTok
O TikTok com certeza é uma das principais febres do momento. E claro que no meio de tantas dancinhas, cabe um conteúdo focado no marketing!
Lá, a plataforma se sustenta com base nos vídeos curtos. Os usuários buscam entretenimento, então não banque a pessoa séria e formal. Sim, o seu conteúdo precisa ser passado com seriedade, mas é necessário que tenha leveza e descontração nos seus vídeos, para que o usuário sinta-se atraído pela sua marca.
O Linkedin pode não ser tão famoso quanto as outras redes, mas com certeza é um dos melhores canais de marketing.
Por ser uma mídia reconhecida principalmente pelo profissionalismo, lá você deve expor sua marca através do seu perfil e se conectar com as pessoas que têm interesses próximos aos seus.
É uma grande oportunidade de ampliar sua network.
2. Anúncios em sites
Com certeza você já se deparou com inúmeros anúncios nos mais diversos sites, mas você sabe a verdade por trás deles? Ou melhor, você sabe como usá-los para expandir seus negócios?
Esse é o mais importante dos canais de marketing, porém, necessita de um investimento financeiro, já que faremos uso do tráfego pago.
O seu produto pode ser divulgado em um site que é de outro proprietário. Para isso, você deve pagar uma taxa a ele, logo, seu produto será exposto.
Por exemplo, alguém pode entrar em um site para ver as notícias do dia, e nos cantos da página, sua marca estará lá para as pessoas verem! Portanto, é necessário que o anúncio seja bem feito, mostrando o que está à venda de forma bem objetiva.
Outro fator importante é que, utilizando o tráfego pago, seus anúncios vão passar a ser mostrados àquelas pessoas que pesquisam coisas semelhantes ao que sua marca produz, contribuindo para aumentar ainda mais seu público.
3. Canais de marketing no seu próprio domínio
Os canais de marketing que estão no seu domínio, são aqueles que pertencem a você, não a outro proprietário.
Aqui, os sites voltam a ser uma boa opção, mas dessa vez sem se preocupar com anúncios, afinal, sua função é popularizar o seu site.
Dessa vez, não precisa de um investimento financeiro tão alto, muitas vezes consegue ser feito por conta própria; o tráfego orgânico será seu melhor amigo. Claro que exige mais tempo e dedicação
Para ampliar sua marca e vender mais seu produto, você deve usar estratégias que o próprio Google fornece para que seu site ganhe relevância nas pesquisas.
Ou seja, o mais recomendado é que quando você for atualizar seu site, mostrando sua marca, você otimize a postagem com esses recursos disponíveis. Fazendo isso com frequência e da maneira certa, seu site ganhará visibilidade.
O intuito dessa matéria é que você esteja ciente dos inúmeros canais de marketing existentes.
Você mesmo verá qual é aquele (ou aqueles) que se encaixa melhor à sua realidade, que será o melhor meio para que sua marca cresça.
Descobrindo o caminho que deve ser percorrido, é só seguir nossas dicas que seu resultado chegará!
Gostou dessa matéria? Deixe seu nome e seu email para acompanhar matérias como essas semanalmente!