Desvendando a Pirâmide de Maslow e Gatilhos Mentais no Marketing

A pirâmide de Maslow – das necessidades básicas é uma ferramenta essencial para entender como ativar os gatilhos mentais que incentivam as compras e diferenciam sua marca dos concorrentes. Esta teoria ilustra a jornada humana em busca da auto-realização.

Escalando a Pirâmide de maslow – Necessidades

A base da pirâmide de Maslow abrange necessidades fisiológicas, como sobrevivência e conforto físico. Logo acima, temos a busca por segurança e estabilidade. Essas são as necessidades primárias.

Necessidades Sociais e de Estima

Avançando na pirâmide de Maslow, encontramos as necessidades secundárias, começando com as relações sociais. As pessoas buscam amor e relacionamentos para viverem felizes. Logo após, a necessidade de estima entra em cena, onde a conquista e a autoestima desempenham um papel fundamental.

A Auto-Realização no Topo

No topo da pirâmide, está a busca pela realização pessoal, que inclui desenvolvimento pessoal e crescimento. Lembre-se de que, nesse estágio, os indivíduos estão constantemente buscando mais.

A Importância na Estratégia de Marketing

Por que tudo isso é importante para o marketing digital? Porque as compras não são apenas racionais; elas envolvem emoções e desejos. Por exemplo, ao escolher um restaurante, os clientes não buscam apenas satisfazer a fome (necessidade fisiológica). Eles desejam também agradar a outros (necessidade social) e alcançar uma realização pessoal.

Exemplos Práticos

Um exemplo é o Madero, que vende o “melhor hambúrguer do mundo” e promove a felicidade das pessoas ao comerem seus pratos. Eles ativam necessidades sociais e geram o desejo de realização.

No contexto deste curso, o marketing é apresentado como uma ferramenta para atender às necessidades de segurança, estima e auto-realização.

Segurança é um gatilho mental aqui, com a garantia de 7 dias de devolução e depoimentos reais de sucesso. Estima é atingida com a confiança para aplicar o conhecimento adquirido, e a auto-realização surge com o desafio do aprendizado e crescimento profissional.

Aplicação no Marketing

Pense no que você está realmente vendendo: não apenas produtos ou serviços, mas a satisfação das necessidades de seus clientes. Os gatilhos mentais são ferramentas poderosas para acionar essas necessidades e provocar reações instantâneas.

As necessidades reais das pessoas estão intimamente ligadas aos gatilhos mentais. Ao entender isso, você pode se destacar dos concorrentes, criando um desejo que seu produto ou serviço pode atender de forma única.

Lembre-se: quando os clientes compram, eles estão preenchendo uma lacuna, seja real ou criada por você. A pirâmide de Maslow é uma maneira de explorar esses desejos e oferecer mais do que o básico, diferenciando sua marca no mercado.

QUEM SOU EU? 

SOU RODRIGO SCHMIEGELOW, PUBLICITÁRIO, TRABALHO COM MARKETING DIGITAL DESDE 2007, JÁ PASSEI POR VÁRIAS AGÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL E CRIEI A METODOLOGIA MARKETING DIGITAL 5.0, QUE ORGANIZA E SIMPLIFICA O APRENDIZADO E APLICAÇÃO DO MARKETING DIGITAL.

Além disso sou founder e CEO da dottie, plataforma para Criadores de Conteúdo.

Deixe seu nome e email e acompanhe as novidades:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments