A depressão é uma doença psicológica que afeta 11,3% de brasileiros com indícios de aumento neste número e por isso é tão importante acolher a doença e entender como a depressão afeta a produtividade no trabalho para que possamos ajudar essas pessoas.
A depressão é caracterizada por um forte sentimento de tristeza e desânimo, podendo provocar irritabilidade, afastamento social, raiva, desinteresse, frustração e entre outros.
A sua causa pode ser tanto de fatores biológicos, como genético, ou devido a fatores ambientais, como a perda de um ente querido, uma frustração muito grande etc.
Devido a um grande preconceito que a sociedade impõe sobre a depressão, a doença leva título de frescura ou passageira. Mas, o que pouco se sabe, é que na verdade é uma doença muito séria que precisa ser tratada através de psicoterapia e caso necessário, medicamentos.

Devido a este mesmo problema, as pessoas que sofrem da doença muitas vezes se escondem e outras vezes mesmo falando sobre a depressão elas são tratadas com insultos, como se fosse frescura.
Isso, infelizmente, reflete no ambiente de trabalho, onde o indivíduo necessita a todo momento realizar atividades e ter sempre o seu melhor desempenho. Mas, como realizar atividades e ter o ápice do seu desempenho se muitas vezes a pessoa não consegue nem levantar da cama ou simplesmente tomar banho, se alimentar, atender ao telefone?
A depressão é uma doença que precisa de intervenção e precisa de apoio e cuidado. Não é possível ter depressão e ter o melhor desempenho no trabalho.
QUEM SOU EU?
SOU RODRIGO SCHMIEGELOW, PUBLICITÁRIO, TRABALHO COM MARKETING DIGITAL DESDE 2007, JÁ PASSEI POR VÁRIAS AGÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL E CRIEI A METODOLOGIA MARKETING DIGITAL 5.0, QUE ORGANIZA E SIMPLIFICA O APRENDIZADO E APLICAÇÃO DO MARKETING DIGITAL
>> Leia PSICOLOGIA NO MARKETING
De acordo com a Clínica Audmed:
Os profissionais com depressão costumam ter as seguintes características:
- atrasos frequentes,
- dificuldade em reter e compreender informações,
- memória falha,
- percalços para executar tarefas,
- desânimo para agir em sua função rotineira,
- falta de iniciativa,
- faltas frequentes, entre outros problemas.
Quer saber mais sobre Marketing Digital?
Então, clique aqui e receba 2 e-books grátis e mais um mais um bônus: uma apresentação completa com todas as métricas de redes sociais e marketing digital.
Geralmente, o raciocínio é bastante abalado, ficando lento conforme o quadro se agrava. E por não conseguir armazenar os dados em sua memória, tem mais dificuldade em:
- tomar decisões,
- se concentrar,
- se organizar
- planejar suas tarefas.
De acordo com a Clínica Audmed:
Segundo estudos já realizados sobre o impacto da doença no cotidiano das pessoas, o indivíduo com depressão perde pelo menos 35 dias ao ano. Tudo por conta dos sintomas que o impedem de executar simples tarefas. Ficando com sua capacidade social e produtiva prejudicada em até 90%. Ou seja, os prejuízos sociais e profissionais são bastante graves.
A depressão é uma doença séria que precisa ser olhada tanto pelos familiares e amigos do indivíduo como pelo local de trabalho do mesmo.
É necessário criar medidas dentro das empresas que reconheçam e contribuam para a melhora do quadro, clique aqui para saber como!
Se você está dentro deste caso precisando de ajuda, vá ao CAPS mais perto ou ligue para o telefone 188, o CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece apoio emocional a pessoas que querem e precisam conversar, sob sigilo absoluto.
E aí? Você sabia como a depressão afeta a produtividade no trabalho? É uma doença muito séria que precisa de tratamento!
Gostou dessa matéria? Deixe seu nome e seu email para acompanhar matérias como essas semanalmente!