Viemos aqui falar sobre um assunto sério e super importante: você se sente feliz no seu trabalho? Nós passamos a maior parte das nossas horas diárias exercendo nossas funções profissionais, por isso é fundamental que você se sinta bem enquanto estiver nessa jornada. Agora, se chega aos domingos à noite e você já começa a se sentir aflito, com medo de que chegue logo a segunda-feira, e não tem mais a sensação de motivação, isso pode ser um alerta. Por isso, nas linhas abaixo vamos listar 5 sinais que mostram se você deve mudar de emprego ou não, para buscar sua realização profissional.
Esta leitura pode te ajudar e muito neste momento!
O que você encontra nesta matéria:
- Você sente que está patinando e não está saindo do lugar?
- Os valores da empresa não batem com o seu
- Seu trabalho está prejudicando completamente sua qualidade de vida
- A empresa que trabalha está patinando, com riscos de continuar viva
- A dúvida sobre mudar de emprego ou não é porque você sonha em ter seu prórpio negócio

Vamos começar este texto com um dado alarmante: uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva e o Grupo LMT – Loyalty & Trade Management revelou que 56% dos brasileiros não estão satisfeitos com o seu trabalho e 64% gostariam de estar atuando em áreas diferentes da que estão.
Um percentual altíssimo, não é mesmo? Tudo bem que um cenário econômico instável como o nosso pede que a gente seja muito cauteloso com nossas decisões, mas, literalmente, trabalhar infeliz não é vida.
Então, veja atentamente os 5 pontos abaixo para você chegar à sua conclusão. A decisão de mudar de emprego ou não é muito importante e, por isso, deve ser muito bem pensada!
1. Você sente que está patinando e não está saindo do lugar?
Você começou a trabalhar nesta empresa, se dedicou, buscou seu crescimento e, não importa o que faça, está sempre no mesmo lugar? Isso é um bom motivo para repensar o seu emprego. Ter uma perspectiva de crescimento é vital para saber como é possível chegar ao próximo nível e, se isso não for claro onde você está, já é um ponto negativo para sua lista de prós e contras.
2. Os valores da empresa não batem com o seu
Você tem visto uma série de coisas erradas onde trabalha e percebe que isso não faz parte dos seus valores? Se respondeu sim, mais um ponto negativo para a lista! Isso com certeza deve estar impactando na sua produtividade e faz com que você não sinta orgulho de pertencer a esse lugar. Na dúvida sobre mudar de emprego ou não, eu responderia sim se você deu check neste tópico.
3. Seu trabalho está prejudicando completamente sua qualidade de vida
Opa… respondeu sim, ponto negativo! A vida não é resumida a trabalhar e, se isso está acontecendo com você, é um bom motivo para repensar suas escolhas. Olha, como empreendedor eu digo: vez ou outra é preciso sim fazer alguns sacrifícios para alcançar os resultados esperados, mas isso não quer dizer que a exceção deve virar regra.
Você precisa viver sua vida pessoal além de só trabalhar, entendido?
4. A empresa que trabalha está patinando, com riscos de continuar viva
Olha, meu amigo… sei que muitas vezes a gente tem que puxar as mangas e dar o nosso melhor para ajudar a empresa a sobreviver. Mas, é preciso estabelecer um limite. Você tem suas contas e objetivos pessoais, e se estiver sentindo que a empresa não puder pagar o seu salário mais, pode ser que seja saudável trocar de emprego. Isso não faz de você um mau profissional, fique super tranquilo.
5. A dúvida sobre mudar de emprego ou não é porque você sonha em ter seu próprio negócio

Têm pessoas que tem na veia o sonho de empreender e, mesmo que esteja no melhor emprego do mundo, sempre vai querer lutar para ter um CNPJ. Isso serve para você? Se sim, meu amigo, se joga! Mas, para tomar a decisão de pedir as contas no trabalho e encarar de vez a carreira solo, é fundamental que você esteja certo da sua decisão e, principalmente, preparado para isso.
Se você não está 100% com essa decisão, continue mais um pouco no seu trabalho até que esteja realmente pronto e, enquanto isso, aproveite para investir em sua qualificação para assumir o protagonismo da sua carreira.
Foi exatamente isso que aconteceu comigo e, quando eu assumi essa jornada de empreendedorismo, já me sentia pronto para o que vinha pela frente. Deu certo pra mim e vai dar pra você também!
Para finalizar este post, recomendo que faça aquela famosa lista de prós e contras para saber se você deve mudar de emprego ou não. Imagino que você não queira fazer parte daquele percentual altíssimo de pessoas infelizes no trabalho que comentei no início deste post, é só você pode fazer algo para mudar a sua realidade.
Estou torcendo para sua resposta estar na ponta da língua e para que você esteja pronto para buscar sua realização profissional.
Nos vemos na próxima!